Amigos do Zippy
Formação On-Line Amigos do Zippy
Metodologia e Prática de Promoção de Saúde Emocional
O Amigos do Zippy é um programa de Educação Emocional que ensina crianças pequenas a lidar com as dificuldades do dia a dia, desenvolvendo suas habilidades para:
- identificar e falar sobre seus sentimentos e as maneiras positivas de lidar com eles;
- resolver problemas e fazer escolhas mais saudáveis, levando em consideração suas consequências.
O Amigos do Zippy não pretende solucionar um problema específico ou dizer às crianças o que fazer.
Pretende encorajá-las a:
- interagir com outras pessoas;
- buscar e oferecer apoio;
- pensar por si mesmas;
- exercitar o comportamento solidário e expandir sua capacidade emocional e social.
É implementado por professores especialmente capacitados em 24 aulas semanais ao longo de um ano letivo.
O objetivo da formação é certificar professores para implementarem o programa Amigos do Zippy com suas crianças.
ESTRUTURA
Carga horária: 25 horas.
Estrutura: 6 eixos, que se desdobram em blocos.
Recursos: além do material audiovisual, há recursos textuais para formação on-line, com diferentes ferramentas de aprendizagem como podcasts, fóruns de discussão e webinários.
Certificado: ao final da formação, os professores que tiverem participado de todas as atividades e acessado os conteúdos disponíveis no Ambiente Educacional receberão a certificação.
COMO A FORMAÇÃO ESTÁ ORGANIZADA
Webinários: A formação conta com 5 webinários, com 1 hora cada, a serem agendados com o monitor responsável pela turma.
Webinário 1
Webinário de entrosamento que tem por objetivo falar sobre a importância de trabalhar com educação socioemocional, resgatar assuntos abordados nas apresentações no fórum de discussão de introdução, levantar expectativas dos professores, e falar sobre combinados da formação.
Webinário 2
Webinário sobre o COPE. Tem por objetivo apresentar o conceito de cope previamente estudado pelos professores em texto conceitual. O COPE é o conceito-base para o bom envolvimento no curso.
Webinário 3
Webinário para acompanhamento do envolvimento dos professores e compreensão dos conceitos já apresentados. Este webinário acontece bem no meio da formação, antes da parte prática com o desenvolvimento das atividades junto às crianças. Seu objetivo é orientar os professores sobre a dinâmica do programa, as atividades que irão compartilhar ao longo da formação e esclarecimento de dúvidas.
Webinário 4
Webinário sobre morte e luto. Realizado no bloco "mudanças e perdas" quando nossa monitora irá discutir o podcast previamente apresentado sobre a morte e conversar sobre "como falar sobre a morte e as perdas" com as crianças. Trata-se de um webinário especialmente desenvolvido para este momento de pandemia.
Webinário 5
Webinário de encerramento. Tem como objetivo resgatar dúvidas que tenham surgido nos fóruns e padlets e recapitular os eixos da formação. Trata-se de um webinário não estruturado previamente, a ser desenvolvido conforme a turma.
Atividades: para atingir os objetivos, os professores são convidados a participar de uma série de atividades:
- Fóruns de Discussão (ferramenta do Moodle para publicação de opiniões sobre temas sugeridos. Ficam abertos ao longo do curso e podem ser acessados a qualquer hora. Os professores poderão ver suas postagens e as dos colegas);
- Padlets (semelhante ao fórum, externo ao Moodle, o professor cola um post-it com suas impressões sobre determinado assunto. Permite a incorporação de imagens, arquivos, sites ou vídeos),
- Atividade de compartilhamento (a partir do final do Bloco 7 - Sentimentos), há um espaço de compartilhamento para acompanhamento à distância pelos monitores para ter um feedback do aprendizado e adequar a prática).
Tempo dos eixos: sugere-se que cada eixo seja concluído em uma semana, para não haver sobreposição de tarefas e a formação ser realizada nas melhores condições.
Abertura dos eixos: cada eixo é aberto após a conclusão do anterior para o bom desenvolvimento do aprendizado.
EIXO 0
Tempo estimado para conclusão: 40 minutos;
Duração: aberto 15 dias antes de iniciar a formação, permace aberto até o final.
Bloco 1 – Esquentando os motores
- Reconhecimento do ambiente,
- Integração com os colegas e
- Compartilhamento do seu conhecimento sobre educação a distância.
- É importante que possam se dedicar a essas atividades fundamentais para sua formação e para os processos de constante melhoria das formações futuras.
EIXO 1
Tempo estimado para conclusão: 4 horas e 33 minutos.
Bloco 2 – Conhecendo melhor a ASEC e a estrutura do curso
Conhecer melhor a ASEC (Associação pela Saúde Emocional de Crianças), que desenvolve o Programa Amigos do Zippy no Brasil e é autora desta formação on-line.
Abordar:
- a estrutura do curso;
- definir com os alunos algumas dinâmicas de “combinados”
- compartilhar as expectativas, por meio de uma web-conferência (a ser agendada).
Bloco 3 – Por que Educação Socioemocional?
- Apresentação do programa Amigos do Zippy e, a partir de um vídeo legendado de Partnership for Children, com depoimentos de participantes, que mostra concretamente sua atuação.
- Colocação de conceitos importantes de saúde, prevenção, tratamento e promoção de saúde, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Bloco 4 – Os sentimentos e como lidamos com eles
- Conhecimento do conceito de “cope” (lidar com), que fundamenta o Programa Amigos do Zippy;
- Fórum especial para discussão deste conceito, com feedback do monitor por podcast.
EIXO 2
Tempo estimado para conclusão: 5 horas e 52 minutos.
Bloco 5 – O Programa Amigos do Zippy
- Como o programa está estruturado;
- Quais seus objetivos;
- Discussão sobre o formato das aulas da formação.
Bloco 6 – O programa funciona?
- Informações sobre a efetividade e os resultados do programa no Brasil;
- Percepção em relação à formação;
- Levantamento dos pontos vistos até o momento.
Bloco 7 – Sentimentos
- Reflexão sobre o tema Sentimentos e de como reagimos a eles;
- Vídeo da primeira aula do programa, conduzida por uma professora experiente;
- Entrevista com esta professora que traz importante colaboração para quem está iniciando e abre espaço para reflexões;
- Para consolidar seus conhecimentos a partir desta aula, os professores são convidados a compartilhar suas práticas relacionadas ao bloco, para obter um “apoio” à distância no início da implementação do programa.
EIXO 3
Tempo estimado para conclusão: 3 horas e 51 minutos.
Bloco 8 – Comunicação
- Reflexão sobre o tema Comunicação e de como as crianças aprendem, a partir das aulas do Programa Amigos do Zippy, a se comunicar de maneira eficaz;
- Os professores são convidados a refletir sobre o tema e a importância das habilidades socioemocionais relacionadas à comunicação.
Bloco 9 – Relacionamentos
- Reflexão sobre o tema Relacionamentos, que podem ser importante rede de apoio ao longo de nossas vidas;
- Os professores podem compreender um pouco mais o tema e a importância das habilidades de relacionamento desenvolvidas pelas crianças.
EIXO 4
Tempo estimado para conclusão: 5 horas e 39 minutos.
Bloco 10 – Resolução de conflitos ( usar ícone da Resolução de Conflito)
- Reflexão sobre o tema Resolução de conflitos de forma eficaz que pode contribuir significativamente para nosso bem-estar e saúde emocional;
- Os professores vão conhecer mais a respeito do assunto e podem compreender de forma mais ampla a questão da intimidação e das ameaças (bullying).
Bloco 11 – Mudanças e perdas
- Discussão sobre o tema Mudanças e perdas para aprofundar perspectivas e ampliar o olhar sobre o assunto;
- Desenvolvimento de recursos internos para lidar de forma mais positiva com as mudanças e as perdas que podem favorecer nossa Saúde Emocional, já que essas são situações de vida que envolvem desafios e sentimentos desagradáveis.
EIXO 5
Tempo estimado para conclusão: 4 horas e 28 minutos.
Bloco 12 – Nós sabemos lidar com as dificuldades
- Celebração do fim da formação e da jornada com o programa Amigos do Zippy;
- Opções de encerramento do programa com uma comemoração com as crianças;
- Discussão, no último bloco, sobre uma importante habilidade, sobre a qual os professores vão refletir antes da sua prática.
Bloco 13 – Finalizando
- Resumo de tudo o que foi visto na formação;
- Reflexão dos professores sobre a prática para que possam perceber o seu crescimento e amadurecimento com o Programa Amigos do Zippy;
- Nosso objetivo é prolongar esse aprendizado por meio de outros canais de suporte;
- Nossa equipe estará sempre disponível a apoiar os professores que, além dela, podem contar com os seus pares para estender essa troca de experiências.