Formação On-Line Amigos do Zippy
Metodologia e Prática de Promoção de Saúde Emocional

O Amigos do Zippy é um programa de Educação Emocional que ensina crianças pequenas a lidar com as dificuldades do dia a dia, desenvolvendo suas habilidades para:

  • identificar e falar sobre seus sentimentos e as maneiras positivas de lidar com eles; 
  • resolver problemas e fazer escolhas mais saudáveis, levando em consideração suas consequências. 

O Amigos do Zippy não pretende solucionar um problema específico ou dizer às crianças o que fazer.

Pretende encorajá-las a:

  • interagir com outras pessoas; 
  • buscar e oferecer apoio; 
  • pensar por si mesmas; 
  • exercitar o comportamento solidário e expandir sua capacidade emocional e social.

É implementado por professores especialmente capacitados em 24 aulas semanais ao longo de um ano letivo.

O objetivo da formação é certificar professores para implementarem o programa Amigos do Zippy com suas crianças.


ESTRUTURA

Carga horária: 25 horas.
Estrutura: 6 eixos, que se desdobram em blocos.
Recursos: além do material audiovisual, há recursos textuais para formação on-line, com diferentes ferramentas de aprendizagem como podcasts, fóruns de discussão e webinários.
Certificado: ao final da formação, os professores que tiverem participado de todas as atividades e acessado os conteúdos disponíveis no Ambiente Educacional receberão a certificação.

COMO A FORMAÇÃO ESTÁ ORGANIZADA

Webinários: A formação conta com 5 webinários, com 1 hora cada, a serem agendados com o monitor responsável pela turma.

Webinário 1

Webinário de entrosamento que tem por objetivo falar sobre a importância de trabalhar com educação socioemocional, resgatar assuntos abordados nas apresentações no fórum de discussão de introdução, levantar expectativas dos professores, e falar sobre combinados da formação.

Webinário 2

Webinário sobre o COPE. Tem por objetivo apresentar o conceito de cope previamente estudado pelos professores em texto conceitual. O COPE é o conceito-base para o bom envolvimento no curso.

Webinário 3

Webinário para acompanhamento do envolvimento dos professores e compreensão dos conceitos já apresentados. Este webinário acontece bem no meio da formação, antes da parte prática com o desenvolvimento das atividades junto às crianças. Seu objetivo é orientar os professores sobre a dinâmica do programa, as atividades que irão compartilhar ao longo da formação e esclarecimento de dúvidas.

Webinário 4

Webinário sobre morte e luto. Realizado no bloco "mudanças e perdas" quando nossa monitora irá discutir o podcast previamente apresentado sobre a morte e conversar sobre "como falar sobre a morte e as perdas" com as crianças. Trata-se de um webinário especialmente desenvolvido para este momento de pandemia.

Webinário 5

Webinário de encerramento. Tem como objetivo resgatar dúvidas que tenham surgido nos fóruns e padlets e recapitular os eixos da formação. Trata-se de um webinário não estruturado previamente, a ser desenvolvido conforme a turma.

Atividades: para atingir os objetivos, os professores são convidados a participar de uma série de atividades:

  • Fóruns de Discussão (ferramenta do Moodle para publicação de opiniões sobre temas sugeridos. Ficam abertos ao longo do curso e podem ser acessados a qualquer hora. Os professores poderão ver suas postagens e as dos colegas);
  • Padlets (semelhante ao fórum, externo ao Moodle, o professor cola um post-it com suas impressões sobre determinado assunto. Permite a incorporação de imagens, arquivos, sites ou vídeos),
  • Atividade de compartilhamento (a partir do final do Bloco 7 - Sentimentos), há um espaço de compartilhamento para acompanhamento à distância pelos monitores para ter um feedback do aprendizado e adequar a prática).

Tempo dos eixos: sugere-se que cada eixo seja concluído em uma semana, para não haver sobreposição de tarefas e a formação ser realizada nas melhores condições.

Abertura dos eixos: cada eixo é aberto após a conclusão do anterior para o bom desenvolvimento do aprendizado.

EIXO 0

Tempo estimado para conclusão: 40 minutos;

Duração: aberto 15 dias antes de iniciar a formação, permace aberto até o final.

Bloco 1 – Esquentando os motores 

  • Reconhecimento do ambiente, 
  • Integração com os colegas e 
  • Compartilhamento do seu conhecimento sobre educação a distância. 
  • É importante que possam se dedicar a essas atividades fundamentais para sua formação e para os processos de constante melhoria das formações futuras.

EIXO 1

Tempo estimado para conclusão: 4 horas e 33 minutos.

Bloco 2 – Conhecendo melhor a ASEC e a estrutura do curso 

Conhecer melhor a ASEC (Associação pela Saúde Emocional de Crianças), que desenvolve o Programa Amigos do Zippy no Brasil e é autora desta formação on-line.

Abordar:

  • a estrutura do curso;
  • definir com os alunos algumas dinâmicas de “combinados”
  • compartilhar as expectativas, por meio de uma web-conferência (a ser agendada). 

Bloco 3 – Por que Educação Socioemocional?

  • Apresentação do programa Amigos do Zippy e, a partir de um vídeo legendado de Partnership for Children, com depoimentos de participantes, que mostra concretamente sua atuação.
  • Colocação de conceitos importantes de saúde, prevenção, tratamento e promoção de saúde, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Bloco 4 – Os sentimentos e como lidamos com eles

  • Conhecimento do conceito de “cope” (lidar com), que fundamenta o Programa Amigos do Zippy; 
  • Fórum especial para discussão deste conceito, com feedback do monitor por podcast.

EIXO 2

Tempo estimado para conclusão: 5 horas e 52 minutos.

Bloco 5 – O Programa Amigos do Zippy

  • Como o programa está estruturado; 
  • Quais seus objetivos; 
  • Discussão sobre o formato das aulas da formação.

Bloco 6 – O programa funciona?  

  • Informações sobre a efetividade e os resultados do programa no Brasil; 
  • Percepção em relação à formação;
  • Levantamento dos pontos vistos até o momento. 

Bloco 7 – Sentimentos 

  • Reflexão sobre o tema Sentimentos e de como reagimos a eles;
  • Vídeo da primeira aula do programa, conduzida por uma professora experiente;
  • Entrevista com esta professora que traz importante colaboração para quem está iniciando e abre espaço para reflexões; 
  • Para consolidar seus conhecimentos a partir desta aula, os professores são convidados a compartilhar suas práticas relacionadas ao bloco, para obter um “apoio” à distância no início da implementação do programa. 

EIXO 3

Tempo estimado para conclusão: 3 horas e 51 minutos.

Bloco 8 – Comunicação 

  • Reflexão sobre o tema Comunicação e de como as crianças aprendem, a partir das aulas do Programa Amigos do Zippy, a se comunicar de maneira eficaz;
  • Os professores são convidados a refletir sobre o tema e a importância das habilidades socioemocionais relacionadas à comunicação. 

Bloco 9 – Relacionamentos 

  • Reflexão sobre o tema Relacionamentos, que podem ser importante rede de apoio ao longo de nossas vidas;
  • Os professores podem compreender um pouco mais o tema e a importância das habilidades de relacionamento desenvolvidas pelas crianças. 

EIXO 4

Tempo estimado para conclusão: 5 horas e 39 minutos.

Bloco 10 – Resolução de conflitos ( usar ícone da Resolução de Conflito)

  • Reflexão sobre o tema Resolução de conflitos de forma eficaz que pode contribuir significativamente para nosso bem-estar e saúde emocional;
  • Os professores vão conhecer mais a respeito do assunto e podem compreender de forma mais ampla a questão da intimidação e das ameaças (bullying).

Bloco 11 – Mudanças e perdas

  • Discussão sobre o tema Mudanças e perdas para aprofundar perspectivas e ampliar o olhar sobre o assunto;
  • Desenvolvimento de recursos internos para lidar de forma mais positiva com as mudanças e as perdas que podem favorecer nossa Saúde Emocional, já que essas são situações de vida que envolvem desafios e sentimentos desagradáveis. 

EIXO 5

Tempo estimado para conclusão: 4 horas e 28 minutos.

Bloco 12 – Nós sabemos lidar com as dificuldades 

  • Celebração do fim da formação e da jornada com o programa Amigos do Zippy; 
  • Opções de encerramento do programa com uma comemoração com as crianças; 
  • Discussão, no último bloco, sobre uma importante habilidade, sobre a qual os professores vão refletir antes da sua prática. 

Bloco 13 – Finalizando 

  • Resumo de tudo o que foi visto na formação;
  • Reflexão dos professores sobre a prática para que possam perceber o seu crescimento e amadurecimento com o Programa Amigos do Zippy; 
  • Nosso objetivo é prolongar esse aprendizado por meio de outros canais de suporte;
  • Nossa equipe estará sempre disponível a apoiar os professores que, além dela, podem contar com os seus pares para estender essa troca de experiências.