Promover para Prevenir em Saúde Mental para Profissionais em Apoio aos Adolescentes e Jovens de todo o Brasil.

Olá como vai você?

Diante do contexto amplamente estendido da pandemia da COVID-19, e do quadro de sofrimento emocional, que vem desafiando a todos, o UNICEF, em parceria com a ASEC Brasil | Movimento Saber Lidar, está dando continuidade a ações que vêm sendo implementadas desde 2020, agora em nível nacional.

Queremos contribuir para ampliar os esforços dentro da Rede de Apoio Inter setorial, abrandar o contexto de sofrimento emocional e prover um atendimento acolhedor nas diversas frentes e ambiências, onde o adolescente e/ou jovem se apoia e recorre.

O objetivo do curso é fortalecer e instrumentalizar você, profissional da área da saúde, da educação ou da assistência social, no tema da Promoção da Saúde Mental, para que você potencialize sua atuação e ajude a impactar, de forma positiva, a saúde mental do público alvo de adolescentes e/ou jovens de 14 a 24 anos, do seu município e da rede onde atua. Então, se você é profissional da educação, da saúde ou da assistência social e/ou atua em alguma Organização da Sociedade Civil (OSC), Secretarias Municipais ou Estaduais da sua cidade/região, atendendo e apoiando adolescentes e/ou jovens, temos um convite especial para você.

Desenhado pela ASEC, que tem 16 anos de experiência no tema e atua com metodologias baseadas em evidências e formação de educadores e profissionais em apoio a crianças e adolescentes, o curso abordará, de forma dinâmica e acolhedora, uma trilha de atividades práticas e reflexivas sobre o desenvolvimento do Saber Lidar: consigo mesmo, com os outros e com os desafios da vida.

Veja a seguir o conteúdo dos módulos:

  • Módulo 1: Saber lidar comigo mesmo – Autocuidado
  • Módulo 2: Saber Lidar com os outros – Adolescentes e Jovens
  • Módulo 3: Saber Lidar com os Desafios – Rede de Apoio Psicossocial (entendendo a criação de um Território Afetivo)
  • Módulo 4: Rede de Apoio – Como acionar em Casos Práticos  (promovendo acolhimento dentro de um Território Afetivo)

Fornecido em sua nova edição no formato assíncrono (com materiais e atividades que você poderá acessar em qualquer momento)  e com 2 encontros síncronos -  workshops de 1 hora cada, um agora em 30 de Setembro, outro entre o final outubro e início de novembro de 2021, a ser agendado e informado a você em breve. Os encontros online focam na integração e troca de experiências considerando que teremos profissionais de todo o Brasil que atuam nas diferentes frentes e contextos das adolescências.

Serão 10 horas com vídeos, podcasts, textos com o olhar humanizado com foco de nos aproximarmos. Queremos que tenha momentos para cuidar de si e olhar para a própria saúde mental e emocional e, desta forma, poder estar pleno em sua ação. Os participantes receberão um Guia do Promover para Prevenir em Saúde Mental com Adolescentes e certificado. Para isso, é fundamental completar 80% de presença.

Ao final da formação receberão a certificação aqueles que completarem pelo menos as 8 horas das atividades da Plataforma Moodle. Os que também participarem dos encontros em tempo real, completando as 10 horas, receberão um certificado complementar.